top of page

A 24ª edição da campanha Paixão de Ler 2016 aconteceu em novembro, no Rio de Janeiro. Em 2016, com o tema "Um Rio de literatura – Marcas do tempo", a campanha mergulhou no universo literário inspirando-se na história da Cidade Maravilhosa, transformações do seu espaço urbano, os grandes momentos da cidade, os personagens históricos e as manifestações culturais emblemáticas.

​

Inspirada no projeto "La Fureur de Lire", importante estratégia de incentivo à leitura lançada na França pelo Ministério da Cultura do país, em 1982, a Campanha Paixão de Ler faz parte do calendário cultural da cidade desde 1992, e é o projeto mais duradouro da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. A programação mistura atividades como encontros literários, encontros com escritores e ilustradores, contações de histórias, saraus, apresentações artístico-literárias, cursos, oficinas e palestras em espaços como equipamentos culturais, escolas, creches, abrigos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além do novo
espaço de entretenimento carioca ao ar livre, a recém-inaugurada Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, na Zona Portuária do Rio.

​

O "Encontro Literário Quero Ser Autor - Filhos de Peixe" foi realizado na sala de leitura do CIEP Carlos Drummond de Andrade, na Praça Seca, Jacarepaguá. Alunos e professores gostaram bastante e interagiram muito. Não queriam nem sair para o almoço. Falamos sobre como a ideia do livro surgiu e como foi todo o processo de criação dessa obra. Entre os participantes da mesa estavam Nina Alhadeff, os autores João Victor Souza, Otávio César Jr e Alexandre de Castro Gomes. 
 

A FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) teve sua décima-quarta edição em 2016. Dentro da programação da festa, há a Flipinha, braço infantojuvenil do evento, que estreou em 2005. A festa de Paraty é, talvez, o mais importante evento literário do país. Sua fórmula é copiada por muitas feiras de livros pelo Brasil.

 

Em 2016, fui um dos convidados da Flipinha. Participei de uma Roda de Conversa sobre o livro "Filhos de Peixe" na tradicional Tenda da Biblioteca, onde contei como me inspirei para escrever a "O menor monstro do planeta Rof", contei a história e mostrei a primeira versão que fiz com 5 anos de idade.

 

Entre os participantes da mesa estavam Nina Alhadeff, Guigo, Claudia Nina, Otávio César Jr. e Daniella Riet. A mediação foi de Alexandre de Castro Gomes.

Eventos que participei

bottom of page